Conheça o Forte São Marcelo

 

Quem admira a grandeza da Baía de Todos os Santos, do alto do Elevador Lacerda, repara logo em uma fortaleza, de formato arredondado, sobre as águas azuis do mar. Trata-se do Forte São Marcelo.

Construído nos primeiros anos do século XVII, com o objetivo de defender Salvador de inimigos estrangeiros. Foi ocupado pelos holandeses em 1624, atravessou a Guerra da Independência e serviu como prisão política durante um longo período.

Com o selo de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, conquistado em 1938, o espaço passou por diversas tentativas de recuperação para possibilitar o acesso de visitantes, o que ocorreu durante um curto período de tempo. Hoje, ele se encontra fechado para visitação.

Porém, é possível acessar o lado externo do forte – respeitando uma distância considerável, através de passeios em canoas havaianas, veleiros e outras embarcações. Aí dá para garantir aquela foto bacana, tendo como plano de fundo uma das mais belas fortificações da nossa Salvador.

 

DICA: PASSEIO DE CANOA HAVAIANA

Saindo da base da Sol Va’a na Praia da Preguiça, o passeio vai até o Forte São Marcelo, também chamado por Jorge Amado de “umbigo da Bahia”. Lá, é possível curtir uma prainha que aparece ao redor do Forte, quando a maré está baixa, onde só é possível chegar pelo mar. Uma vista linda para o Elevador Lacerda, Mercado Modelo e para boa parte da cidade de Salvador.

Fonte: salvadordabahia.com

Venha conhecer de perto o Forte São Marcelo. Em Salvador, hospede-se nos Hotéis Business & Flat.

 

Credito: Marcio Filho – MTUR
Credito: Marcio Filho – MTUR
Compartilhe esta publicação: